Fascias e a integração corporal integral – corpo, mente, espírito

O estudo biofísico das cadeias miofasciais tem levado a demonstrar que é uma estrutura que possue um estado de contínua tensão e compressão, fenômeno físico que se denomina tensegridade e que é aplicável a qualquer estrutura biológica. Essas trocas que se geram em todas as direções, permite consertar o equilíbrio global como resposta ao movimento.

Todos esses conceitos explicam o que empiricamente Joseph Pilates falava sobre a contrologia, da união entre o corpo e a mente, onde cada segmento corporal se integra para cumprir um objetivo.

Através das infinitas possibilidades de movimento que permitem os exercícios do Método Pilates, a fluidez dos movimentos criam e despertam novas vias de conexão central e periféricas, transmitidas pelo sistema facial. A energia transportada se traduz em uma imagem corporal muito mais ampla, projetada no nosso sistema nervoso central. Dessa maneira o corpo conquista possibilidades de mover-se com maior amplitude e coordenação, o que do ponto de vista fisiológico proporciona um menor gasto de energia.

Esses conceitos nos permitem sustentar cientificamente o conceito de contrologia disseminado por Joseph Pilates e seus discípulos, conceitos estes que seguimos aprendendo continuamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s