Quando o Autocuidado vira Autopunição?

Quantas vezes você já escutou a frase: TÁ PAGO? 💪🏼 Muitos famosos e influenciadores digitais se remetem a essa expressão com muita frequência, mas você já parou para pensar no que isso te remete? 🤔

É lógico que o autocuidado é essencial e que a atividade física é fundamental para TODOS, mas será que muitas vezes nao confundimos a autopunição com o autocuidado?🤸🏼 Você realmente pratica uma atividade que gosta? Sente prazer na atividade que pratica? Ou está fazendo só por “necessidade”, pq o médico falou, pq o fulano faz isso e tem um corpo lindo, pq o último estudo apontou que pessoas com o seu biotipo precisam da atividade x, y, x… você já parou para escutar O QUE O SEU CORPO DIZ? Como ele se sente após a prática, que informações, que sinais ele te apresenta? 🎈

Nós entendemos que a melhor atividade é a que o seu corpo se sente feliz, leve, acolhido, cuidado e respeitado. Acreditamos que não existem receitas mágicas nem fórmulas de bolo nesse assunto. Acreditamos que é possível amar uma atividade física, que se você não encontrou ainda a sua, continue buscando que vai encontrar! 💫

O nosso convite no Pilates é abrir esse olhar sensível e interno para escutar o que as tuas células tem a te dizer. Só elas saberão o que é melhor para você! ❤️ “Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”

Joseph Pilates

Texto: Priscila Wiggers, fisioterapeuta, instrutora de Pilates, amante dos processos de aprendizagem e autocuidado!

Fascias e a integração corporal integral – corpo, mente, espírito

O estudo biofísico das cadeias miofasciais tem levado a demonstrar que é uma estrutura que possue um estado de contínua tensão e compressão, fenômeno físico que se denomina tensegridade e que é aplicável a qualquer estrutura biológica. Essas trocas que se geram em todas as direções, permite consertar o equilíbrio global como resposta ao movimento.

Todos esses conceitos explicam o que empiricamente Joseph Pilates falava sobre a contrologia, da união entre o corpo e a mente, onde cada segmento corporal se integra para cumprir um objetivo.

Através das infinitas possibilidades de movimento que permitem os exercícios do Método Pilates, a fluidez dos movimentos criam e despertam novas vias de conexão central e periféricas, transmitidas pelo sistema facial. A energia transportada se traduz em uma imagem corporal muito mais ampla, projetada no nosso sistema nervoso central. Dessa maneira o corpo conquista possibilidades de mover-se com maior amplitude e coordenação, o que do ponto de vista fisiológico proporciona um menor gasto de energia.

Esses conceitos nos permitem sustentar cientificamente o conceito de contrologia disseminado por Joseph Pilates e seus discípulos, conceitos estes que seguimos aprendendo continuamente.

Aulas Temáticas com Silvia Gomes

Venha vivenciar o repertório, experimentando estratégias como o auto toque táctil como ferramenta potente no ganho de consciência corporal.

Aulas de 1h15min para instrutores de Pilates. Inscreva-se aqui.

31/agosto

  • 12:30: Cadeiras e Discos
  • 14:00: Reformer Infinity e Flex Ring
  • 16:30: Pilates na Gestação (para gestantes)
  • 18:00: Trapézio e Rolo
  • 19:30: Sequências espelho Mat e Aparelhos

01/setembro

  • 08:00: Cadeiras e Discos
  • 09:30: Reformer infinity e Flex Ring
  • 11:00: Trapézio e Rolo
  • 14:00: Sequências espelho Mat e Aparelhos
  • 15:30: Cadeiras e Discos
  • 17:30: Reformer Infinity e Flex Ring

Local: Coletivo Pilates (Av Madre Benvenuta, 1129/sala 11. Santa Mônica, Fpolis)

Clique para informações pelo WhatsApp.

IMG-20180808-WA0019

Inscreva-se aqui.